• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

ANDROID: Bateria não dura? 11 Dicas para ajudar [autonomia - durabilidade]

Avaliação do Usuário: / 27
PiorMelhor 

O novos celulares Smartphones estão vindo com processadores mais potentes, resolução da tela maior e recursos a mais. Por este motivo, logicamente vai consumir mais bateria que as versões anteriores..

Como muitas pessoas perguntam nos fóruns sobre a bateria dos novos celulares que duram pouco e talz, decidi compartilhar várias dicas que fiz no meu celular para melhorar a autonomia da bateria dele.

A bateria pode durar de 6h até 3 dias, depende de como vai usa o celular.

A seguir, segue algumas dicas:


 
1gps1bluetooth 
DESLIGAR GPS e BLUETOOTH:

Estas funções são muito boas, mas elas utilizam bastante bateria. A dica é se não estiver utilizando, desligue. Ative apenas quando estiver realmente utilizando.


4
SINCRONIZAÇÃO AUTOMATICA:

Se vc gosta de usar facebook, emails, twitter etc e gosta de receber mensagens em tempo real, tudo bem.

Mas se vc não faz questão de ficar sabendo em tempo real se recebeu alguma mensagem, a dica é desativar a "Sincronização automática". Desta forma, você pode sincronizar apenas quando quiser saber se tem mensagem nova.

Outra dica para quem não quiser desativar este recurso é aumentar o tempo que o celular sincroniza (exemplo: se ele sincroniza a cada 15min, muda ele para sincronizar de hora em hora)


13g1wireless
DESLIGAR REDE 3G e WI-FI QUANDO NÃO FOREM UTILIZADOS :

A dica é ativar o WI-FI apenas quando estiver em algum lugar que tenha Wi-Fi e queira se conectar. Quanto ao 3G, deixe desativado e ative apenas quando quiser acessar emails, internet, twitter etc.


1vibracall
VIBRAÇÃO

Sabe aquela vibração que acontece toda vez que você clica em algo? Isso também ajuda a consumir bateria... Você pode desabilitar essa vibração toda, e deixar ela apenas para quando receber mensagens e ligações.

 



1brilho
AJUSTE DE ILUMINAÇÃO  / BRILHO :

Não deixar o brilho da tela no máximo, a dica é deixar o Brilho no automático. o Android permite que o ajuste de iluminação da tela ocorra automaticamente. Desta forma, sempre que entrar em uma sala ou local mais escuro, o aparelho diminui a iluminação sozinho.


1bateria
BATERIA NO MODO ECONOMICO:

A maioria dos telefones Android tem a opção “Gerenciados de Bateria”. Nele é possível escolher o modo de bateria. Recomendo escolher o modo “Economizador Noturno”.
Esse modo sincroniza seu celular normalmente durante o dia (se a sincronização estiver ativada). E durante a madrugada (22:00 as 5:00) ele para todas as sincronizações se você deixar o celular parado por 15min. (ele volta se você apertar algum botão)
Configurações >> Gerenciador de Bateria >> Modo de Bateria


1flash
FLASH DE LED:

O problema do Flash é que ele esquenta o aparelho e a bateria, isso contribui para consumir um pouco mais a bateria. A dica é para usar o flash apenas quando for realmente necessário.


1widgets
WIDGETS

Como sabemos, tudo que roda no celular consome bateria, os Wigdets não destroem sua bateria, mas ajudam a consumir. Não precisa deixar de usar os widgets. A dica é para você deixar apenas os widgets que realmente utiliza.


1animado
PAPEL DE PAREDE ANIMADO
:
Eles são bonitinhos, mas consomem mais bateria. Se não fizer questão, pode desativá-los.


Não vou citar nomes de aplicativos aqui no artigo, pois todo dia são lançados programas novo, outros dois motivos são porque cada um tem o seu app preferido e também para incentivar um pouco o pessoal a se acostumar em buscar aplicativos no market android. Mas isso não impede de vocês tirarem suas dúvidas e perguntarem a vontade.


GERENCIADOR DE APLICATIVOS e PROCESSADOR
** Como funciona Gerenciador de Processamento?
Vamos citar um exemplo de um celular com processador de 1GHz. A maior parte do tempo ele funciona com 1GHz de processamento e isso consome bateria. Com o gerenciador é possível definir como o processador vai trabalhar.

Exemplo de configurações que vc pode fazer:
- Configura para quando abrir um jogo ou um programa pesado, ele usar 1GHz de processamento normalmente.
- E configura para quando abrir programas leves ou para funções normais do celular(ligar, msg, internet etc), ele usar apenas 300MHz do processador... Desta forma ele não força o uso do processador e economiza a bateria quando usar programas ou tarefas mais simples.


GERENCIADOR DA PLACA DE VIDEO
** Como funciona Gerenciados de Vídeo?
Quando você roda um programa pesado ou um jogo em HD, o seu celular até esquenta de tanto que ele trabalha. Ele roda seu jogo com imagem em alta definição, 32bits e por ai vai... Com o Gerenciador é possível definir como a placa de vídeo vai trabalhar em cada programa/jogo.

Exemplo:
Quando tiver um jogo que você queira jogar com qualidade no Maximo, deixa ele com configuração normal do celular... Mas se quiser economizar um pouco do processamento, pode baixar a configuração do vídeo neste jogo para rodar com resolução um pouco menor, 16bits e assim vai...  Isso ajuda um pouco na economia da bateria, pois ele não vai forçar a placa de video para rodar o jogo.

Sabe aquele jogo que você instalou no seu celular, mas ele fica super lento, lagado ou travando? Isso é porque o jogo é pesado demais pro seu celular. Com o gerenciador de vídeo também é possível baixar um pouco a qualidade da imagem do jogo e fazer ele rodar melhor no seu celular.

Em alguns casos, é possível até fazer jogos que normalmente não rodam no seu celular, passarem a rodar.


SE VOCÊ USA O CELULAR E NÃO LIGA PRA BATERIA ACABAR RÁPIDO:

Dica 01: Compre uma bateria adicional. Enquanto você usa uma bateria no celular, deixe a outra carregando.  Ou deixe carregando de madrugada e saia de casa com a segunda bateria no bolso para quando a outra acabar. (eu comprei uma bateria adicional pro meu Milestone2 por $5,00)

Dica 02: Se você é daqueles que passa bastante tempo no carro, arranje um carregador veicular.

Dica 03: Se você não quer comprar bateria adicional, faça que nem usuários de Iphone, ande eternamente com um carregador de parede com você e torça para que tenha uma tomada disponível para usar onde você estiver. (apesar de que acho que ocupa bem mais espaço que eu uma simples bateria no bolso)


DICA ADICIONAL:

control
Uma forma mais fácil de acessar as opções de ativar/desativar Bluetooth, Wi-Fi, Sincronização, GPS e Controle de iluminação é usar o Widget “Power Control”, ele é do próprio Android.



Abraço a todos,
João Junior

 

Comentários  

 
-1 #3 rodrigo 09-07-2012 13:52
Primas dicas vlw!
Citar
 
 
-1 #2 Cleber 08-11-2011 13:16
Vlw pelas dicas :D
Citar
 
 
+1 #1 Claudia 26-09-2011 13:48
Obrigada pelas dicas...
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar